
COLEÇÃO PEDRO
A marca goiana Jacobina, criada pelo designer Raphael Aquino, irá apresentar na 52a edição da Casa dos Criadores, sua nova coleção “Pedro”. O projeto que tem seu nome como homenagem a um sobrinho do estilista, possui o objetivo de provocar uma reflexão em seu público, uma vez que o profissional optou por usar como referência suas experiências pessoais, além de referências contemporâneas. Através do projeto Lab da Casa dos Criadores, Jacobina se tornou a segunda marca goiana a participar de um dos principais eventos de moda do país. Usando sua história de vida como base, o designer utiliza o valor de algo raro e familiar em suas criações, trazendo uma relevância para a coleção. Aquino ainda pontua que existe uma estratégia por trás do conceito que entrega. “O caminho é a construção pautada por muita dedicação e pesquisa; a pesquisa do detalhe, da coerência, da melhor manufatura e, consequentemente, da melhor entrega”, explica.
Em seu novo projeto, o designer entrega a tradução da imagem que possuímos do presépio. No entanto, optou por usar uma narrativa da sagrada família, tenha ela a configuração que for, catalisando sentimentos íntimos e recorrentes a todos. “As obras da produção recente do artista visual e professor goiano Emilliano Freitas, afetam a nova coleção jacobina, uma vez que sua pesquisa transita pela poética das visualidades atravessadas pela carga familiar, por memórias e reminiscências de sua infância. As obras foram criadas através de uma collab do artista com a marca, onde foi usada as afetividades da coleção junto com a influência familiar do artista.”, comenta.
Segundo Aquino, “Pedro” foi criado a partir de uma epifania. “Nesse arcabouço de informações e, entre epifanias, criou ‘Pedro’, um conjunto de roupas que ousam, para além de vestir, fazem ecoar sussurros e impregnações de passado, de celebração, de poesia, de história e, por fim, de amor”, afirma. Através dessas referências carregadas de significados, o estilista optou pela originalidade em sua marca. “Reconhecemos que a moda é uma importante plataforma expressiva, então buscamos ir além da roupa nas nossas coleções. Para nós, a moda é um poderoso emissor e por isso, temos como traço marcante discutir o que torna o humano, único e singular”, afirma.
Por fim, o profissional ainda pontuou sobre as inspirações para a coleção. “As inspirações de ‘Pedro’ estão impregnadas desses locais de referência do garoto criado em cidade pequena, exposto aos festejos populares, ritualísticos e banhado de religiosidade; desse contexto brotam as ideias para a coleção que tem como fio condutor a folia de reis, o caminho dos persas e seus costumes, passando pelo forte emblema da sagrada família, que vem sendo desconstruída de forma suave e poética, na sociedade e na cultura, e culminando nas alusões aos três reis magos – tidos como homens eruditos, do oriente, seguindo uma estrela guia pelas paisagens desérticas para dar as boas vindas ao Cristo anunciado e já perseguido, com seus auspiciosos presentes”, finaliza Aquino
FICHA TÉCNICA:
Direção criativa: Raphael Aquino;
Artista: Emilliano Freitas;
Assessoria de Imprensa: Atallide;
Stylist: Leonardo Augusto;
Assistentes: Rafael P;
Make up: Higor Rodrigues;
Assistentes: Áura Gomes e Gabriel Nurchis;
Make Hair: Betynho;
Trilha Sonora: Reynaldo Orth;
Designer de Superfície: Ricardo Bortollo;
Designer gráficos: Mauricio Motta;
Sapatos: Design Floresta;
Acessórios: Atelier Alberta;
Flores e cabeças: Cida Flores;
Mascaras: Livas Atelie;
Fotografo de shooting: Fael Gregório;
Assistentes: Rafael Soncin;
Fotografo do backstage: Karlos Pavarini;
Filmaker shooting/backstage: Carolina Queiroz;
Filme: Jeová Filh;
Consultor executivo: Leandro Pires;
Modelagem e pilotagem: Raphael Aquino, Nilda Brito, Andressa, Maria Cristina, Maria chagas, Diva, Cida, Maria Aparecida, Martinha;
Assistente de produção: Agnes Ferreira, Lys Rosa, Suelen Santos, Patrícia Bessa, Bianca marques, Kathylin Alves;
Iniciativa: Projeto LAB;
Patrocínio: AGOPA, Sou de Algodão
Apoio: Acore, Ponto Rústico, Eco Simple, senac lapa faustolo, trans aquino;
Agradecimentos: Isabel signorelli, Jadir de Moraes pessoa, Victor Macedo, Sandro torres, Manami kawaguchi, Isamara carvalho, Theo Alexandre, Naya Violeta, Jorge Feitosa.